ABNT e ABCEM promovem a qualidade de telhas de aço

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Programa de Qualificação e o Selo de Excelência são as novas iniciativas destinadas à melhoria do produto e ao desenvolvimento do mercado.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) estão juntas em duas iniciativas destinadas a promover a qualidade das telhas de aço e, em consequência, desenvolver o mercado. Paralelamente ao Programa de Qualificação de Telhas de Aço, focado no produto, a indústria tem sido estimulada a buscar o Selo de Excelência ABCEM, cujo escopo geral é voltado para a área de gestão empresarial e seus requisitos específicos.

O Programa de Qualificação de Telhas, o primeiro a obter acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), avalia as telhas de aço de seção ondulada e trapezoidal em conformidade com as normas ABNT NBR 14513 e ABNT NBR 14514, respectivamente. Ambas estão sendo submetidas à revisão. Os fabricantes também podem optar pela avaliação das características termoacústicas, conforme a norma ABNT NBR 16373:2015.

A ABNT atua desde 2003 na certificação de telhas de aço, garantindo a conformidade e atendimento aos mais rigorosos critérios de qualidade. A acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) atesta que a ABNT é um órgão competente para a condução do processo de certificação, que se dá por meio da verificação dos requisitos específicos mediante auditorias no processo produtivo, avaliação do Sistema de Gestão e avaliação do desempenho do produto por meio de ensaios. Após a conclusão do processo inicial, o produto poderá receber a Marca de Conformidade ABNT, que garante atendimento aos requisitos estabelecidos nas normas de referência.

O fabricante que optar pela certificação terá um diferencial em relação aos seus concorrentes, visto que ela assegura, além da qualidade do produto adquirido, a melhoria do processo produtivo e aumento da produtividade, itens que são verificados e controlados mediante avaliações periódicas.

O presidente da ABNT, Mario William Esper, considera a certificação da cadeia produtiva da construção civil muito importante, principalmente porque ela é muito longa e composta de elos heterogêneos. “Então temos desde a mineração até a comercialização do imóvel, temos setores fortes como aço e cimento e outros que não são tão fortes, por isso é essencial que haja, primeiro, a norma técnica, e nesse aspecto o setor é bem regulado”, ele justifica. Por essa característica da cadeia da construção civil, Esper considera relevante a avaliação da conformidade. Ele conclui: “Esse programa da ABNT com a ABCEM é muito bem-vindo, porque a certificação dá uma garantia da qualidade do produto e, portanto, vai ajudar na melhoria da competitividade”.

Consultora da ABCEM, a engenheira Catia Mac Cord também defende que a certificação conduz à busca contínua da melhoria da qualidade. “Empresas que se engajam buscam assegurar a qualidade de seus produtos, processos ou serviços, beneficiando-se com a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade, tornando a concorrência justa, na medida em que comprova o atendimento aos requisitos especificados”, declara.

Telhas de Aço

Para a engenheira, são inegáveis os benefícios da avaliação da conformidade em termos de proteção dos consumidores e da concorrência mas, para alcançá-los, é preciso investir. Para o sucesso da certificação,  é necessário definir procedimentos que levem ao melhor equilíbrio entre custo e benefícios para as empresas e não criem obstáculos desnecessários para a sociedade.

“É preciso sensibilizar os fabricantes de que a avaliação da conformidade diferencia seus produtos em relação à qualidade e à proteção dos consumidores. Significa, também, ter e transmitir credibilidade aos colaboradores, aos fornecedores e ao mercado”, ressalta Catia Mac Cord.

Dois Programas

A ABCEM, entre seus objetivos, está decidida a incentivar a elaboração de normas técnicas e promover o desenvolvimento da qualidade de produtos e insumos do setor. Dessa forma está conduzindo dois programas diferentes. Um deles é o que visa à Qualificação de Telhas

“No início de 2019, em ensaios de telhas de aço compradas no mercado interno, foram constatados resultados muito aquém dos requisitos especificados nas normas técnicas ABNT NBR 14513 (telhas onduladas) e NBR 14514 (telhas trapezoidais)”, lembra Catia Mac Cord, destacando que estes resultados preocupantes prejudicam a imagem do produto de aço e traz consequências.

Qualificação de Telhas de AçoEntão a ABCEM promoveu reuniões conjuntas de produtores de telhas e de aço objetivando dar novo impulso ao programa ABNT de certificação voluntária, utilizando organismo e laboratórios acreditados. Em 2009 o programa foi incrementado para inclusão de telhas como material para construção no catálogo de produtos financiado pelo Cartão BNDES.

A ABNT recebeu contribuições para revisão do Procedimento Específico (PE) 077 e avaliou a simplificação do texto, mantendo requisitos mínimos que garantam o produto conforme.  Destacam-se as seguintes alterações:

Todas as espessuras nominais de telhas previstas nas normas ABNT NBR 14513 (telhas onduladas) e NBR 14514 (telhas trapezoidais) foram mantidas no PE 077, exceto a de 0,32 mm, que ameaça a qualidade e a imagem do produto. A redução da tolerância de espessuras e o aumento de espessura da chapa deverão ser avaliados na Comissão de Estudos que está discutindo a revisão das normas técnicas.

Foi incluída a certificação de telhas termoisolantes, mantendo-se a denominação prevista na ABNT NBR 16373:2015, que estabelece requisitos de desempenho para telhas e painéis termoacústicos.

Sobre o outro programa, o Selo de Excelência ABCEM,  é concedido após avaliação da gestão de execução de estruturas metálicas, que envolve projeto, fabricação e montagem. O escopo geral é voltado para a área de gestão empresarial e em seus requisitos específicos.  A norma utilizada como base é a ABNT NBR-16775:2020 – Estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço — Gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem — Requisitos, publicada em março.

“Os processos são voluntários e a marca ABCEM poderá ser fortalecida em todo o  mercado da construção”, observa a consultora, que participou da elaboração das duas iniciativas, em apoio ao diretor-executivo Ulysses Nunes, a partir de sua experiência na gestão de Programas Setoriais da Qualidade.

Bonina de AçoA engenheira lembra que em 2014, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) apoiou a ABCEM no desenvolvimento do selo de excelência para as empresas associadas, à semelhança do American Institute of Steel Construction (AISC), objetivando com essa chancela identificar e reconhecer as empresas do setor da construção metálica que praticam e obedecem rigorosamente os padrões de qualidade e as normas vigentes.

E há mais uma vantagem. “A ABNT, como Organismo Acreditado de Certificação, está oferecendo ao associado ABCEM que apresentar a sua adesão ao Programa Selo de Excelência a oportunidade de, uma vez atendidos os requisitos normativos, obter de forma integrada e sem custo adicional a certificação em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO 9001”, conclui Catia Mac Cord.

Interessados em mais informações sobre a certificação ABNT devem enviar e-mail para fvieira@abnt.org.br e/ou bianca.oliveira@abnt.org.br.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Acesse: www.abnt.org.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Share.

About Author

Leave A Reply