Exaustão Industrial: Como escolher o melhor para sua empresa

0

Saiba como escolher o melhor Exaustor Industrial para sua empresa de acordo com cada ambiente.

Os exaustores industriais são equipamentos fundamentais para quem trabalha no chão de uma fábrica ou indústria. Nas plantas industriais, onde a presença de poeiras de polimentos, resíduos de solda, rebarbagem e outros tipos de sujeiras é constante, um equipamento de exaustão mantém um melhor ambiente de trabalho e o ar mais puro para os trabalhadores.

O sistema de exaustão ideal é aquele que atende com eficácia as necessidades de cada ambiente, sendo dimensionado de acordo com a metragem do espaço onde está instalado ou com a necessidade de vazão para captação localizada de poluentes. A exaustão completa pode ser feita no ambiente todo (ventilação geral) ou em pontos específicos (exaustão localizada); contudo, é importante salientar que a escolha de um fornecedor experiente nessa área é essencial, pois a instalação dos equipamentos deve estar 100% de acordo com as normas construtivas (NBR) e de segurança (NRs) aplicáveis de modo a assegurar a qualidade do ambiente dos trabalhadores.

Tipos de sistemas de exaustão industrial

No caso de Ventilação Geral, os sistemas são compostos basicamente de uma tubulação de insuflamento e outra de exaustão, cada uma contendo um ventilador dedicado, difusores de ar e caixas de filtro para captação do ar exterior. Exaustores axiais são utilizados como medida paliativa visando, principalmente, conforto. Já os sistemas de exaustão localizada são os compostos por captores localizados próximos à fonte de emissão de poluentes, dutos, ventiladores e, quando necessário, filtros coletores de partículas (fumos, poeiras e névoas).

Soluções eficazes em sistemas de exaustão localizada industrial

Os sistemas de exaustão localizada industrial podem ser divididos em dois grandes grupos: sistemas de baixa pressão e sistemas de alta pressão. Os de baixa pressão utilizam-se de captores fixos ou móveis, do tipo Braços Extratores Flexíveis e Auto-Portantes, tubulação de condução do ar contaminado, Filtro Cartucho Auto Limpante, ou de mangas. O Exaustor é normalmente colocado após o filtro descarregando o ar limpo para a atmosfera externa. Os sistemas de baixa pressão são os mais tradicionais sendo utilizados para uma grande variedade de aplicações na captação e filtragem de fumos de solda, particulado em suspensão e névoa de óleo de usinagem. Já os sistemas de alta pressão têm o uso mais específico em aplicações que necessitam utilizar tubulações e mangueiras flexíveis de pequeno diâmetro (38 a 100mm). Casos típicos de utilização de sistemas de alto vácuo são a soldagem MIG/MAG com tochas aspiradas, a captação em equipamentos de processo na indústria química, de alimentos e farmacêutica, bem como limpeza pesada industrial em geral. São sistemas centralizados, com múltiplas aplicações e que distribuem vácuo pela unidade fabril como uma utilidade.

Acesse: www.nederman.com.br

Share.

About Author

Leave A Reply