Fronius celebra 75 anos de fundação com uma história de sucesso

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A empresa de origem austríaca, que se dedica a soluções inovadoras nos segmentos de tecnologia de soldagem, carregadores de bateria e energia solar, tem filiais, distribuidores e representantes em mais de 60 países

Tudo começou em 20 de junho de 1945, na pequena cidade de Pettenbach, na Áustria, quando Günter Fronius fundou uma oficina especializada em consertos de rádio e equipamentos elétricos. Na época, a carga de baterias de carros, para muitos, ainda era um tanto obscura. Formado em elétrica, ele desenvolveu, então, uma solução para que as baterias pudessem ser usadas por mais tempo. Foi naquele momento que surgiu uma história de sucesso.

O espírito empreendedor de Günter Fronius fez com que, já em 1950, ele adicionasse transformadores de soldagem ao seu portfólio de produtos. Com essa base tecnológica, o negócio de um homem só e uma ideia simples cresceu nas décadas seguintes e, hoje, é parte indispensável da indústria mundial e um player global nos campos da tecnologia de soldagem, energia fotovoltaica e tecnologia de carregamento de baterias.

A internacionalização teve início em 1980, quando o engenheiro elétrico entregou e empresa, ainda de médio porte, aos filhos Brigitte Strauß e Klaus Fronius. Ambos iniciaram um processo de crescimento, com a fundação de subsidiárias em todo o mundo e, em 1992, os irmãos administradores decidiram investir no terceiro pilar de atuação da empresa, que ainda era um ‘tema do futuro’: a energia solar.

Hoje estabelecida em três diferentes unidades de negócio e mais de 5.440 funcionários mundo afora, a empresa de tradição continua sendo administrada pela família, agora na terceira geração. “O que somos e o que defendemos é, portanto, baseado num conceito de sustentabilidade do meu avô“, diz Elisabeth Engelbrechtsmüller-Strauß, diretora executiva da Fronius International GmbH desde 2012.

Gunter Fronius lançou a pedra fundamental para a Fronius_International GmbH em 1945A neta do fundador da empresa dá continuidade à trajetória de expansão, mantendo a percepção de inovação, qualidade e serviço. “Apesar de o pensamento básico continuar o mesmo, mudanças foram ocorrendo com o tempo. Não somos mais apenas uma empresa de produção, já faz tempo que somos reconhecidos como uma empresa high-tech”, afirma.

Com produtos inovadores, que se baseiam em soluções de software altamente complexas, sistemas de gestão de dados e apps de fácil uso, a Fronius tem mais de 1,2 mil patentes ativas e é líder em tecnologia no mercado mundial. A participação de cerca de 93% nas exportações é obtida por meio de 34 empresas internacionais e distribuidores/representantes em mais de 60 países.

Sunrise - O primeiro inversorNo Brasil, a Fronius atua desde 2003, com sede em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2019, a filial brasileira foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para se trabalhar.

Em todo o mundo, as três unidades de negócio da Fronius – tecnologia de soldagem, carregadores de bateria e energia fotovoltaica – são empresas com tecnologia de ponta, trabalho de pesquisa intensivo e soluções revolucionárias. Acompanhe!

Perfect Charging

FRONIUS INST um dos primeiros sistemas de carregamento de bateriasPerfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou oficinas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, redução nos custos operacionais e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo. A Perfect Charging está atualmente dando o próximo passo em direção ao futuro com a tecnologia de íon-lítio, incluindo a nova concepção de digitalização e interconexão de todos os dispositivos.

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando todo o espectro: soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid. Como fornecedor de sistemas, o setor Fronius Welding Automation também realiza soluções personalizadas completas para soldagem automatizada, de acordo com a necessidade e tipo de peça que o cliente produz. A unidade de negócios Perfect Welding também domina o mercado com a TPS/i (Trans Process Solution / revolução inteligente). Esse computador de soldagem de alto desempenho é a resposta para a Indústria 4.0 e mostra sua verdadeira grandeza junto com o gerenciamento de dados da solução de software WeldClube Premium.

Solar Energy

A terceira e mais jovem das três unidades de negócio da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico desde 1992. Enquanto pioneira em energia solar, a Solar Energy Fronius trabalha para que, no futuro, toda a necessidade de energia no mundo seja 100% suprida por fontes renováveis. Para tal, a unidade de negócio fornece ampla gama de produtos voltados para geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia solar. Além da produção de inversores, a Fronius trabalha também em diversos projetos de pesquisa, sempre buscando adaptar as energias renováveis para o futuro. A célula de energia, cujo desenvolvimento começou em 2002, é um desses projetos. O objetivo é converter a energia solar em hidrogênio, e então armazená-lo. Em 2009, o sistema foi certificado pela TÜV Süd mundialmente como o primeiro de seu tipo. Próximo passo: o inversor híbrido trifásico Symo GEN24 Plus, que acrescentará em breve ao portfólio uma solução completa para o amplo autoabastecimento solar.


Sistema de soldagem mais potente aumenta em 65% a produtividade robótica

FRONIUS PW TPS 600iAo invés de aumentar o número de robôs em sua produção, a Painco optou por uma solução bem mais econômica: substituiu os sistemas de solda

Há pouco mais de um ano, a empresa brasileira Painco, líder de mercado no fornecimento de componentes e conjuntos soldados em chapas de aço carbono, acompanhando a tendência de mercado, apostou em várias células de soldagem robotizadas em sua linha de produção. A empresa esperava que o investimento realizado gerasse significativo aumento da produtividade, o que não aconteceu.

Em princípio, a fabricante avaliou que precisaria adquirir mais células robotizadas para poder produzir as quantidades desejadas. Porém, depois de uma avaliação conjunta com os técnicos da Fronius do Brasil, a solução foi uma alternativa bem mais econômica: substituir os sistemas de soldagem existentes.

“Ao analisar a linha de produção da Painco, percebemos que, apesar do grande potencial das células de robô, os sistemas de soldagem tinham potência de apenas 350 amperes, que não permitiam que essa vantagem fosse aproveitada, já que a qualidade do cordão e a velocidade de soldagem não correspondiam às expectativas”, explica Gelmir Santos, consultor técnico de vendas, responsável pela conta da Painco, da Unidade de Perfect Welding da Fronius do Brasil.

A solução foi substituir os atuais equipamentos por uma tecnologia moderna e robusta. “Optamos, então, pela Fronius TPS600i, cujo desempenho é de até 600 amperes, e propusemos a transição do atual processo de soldagem (Arco Spray) para o Pulse Multi Control (PMC), moderna plataforma desenvolvida pela Fronius que possibilita um processo de soldagem muito mais estável mesmo em altas velocidades”, ressalta Gelmir. Isso porque, segundo ele, o arco voltaico do PMC é muito estável. “Quando o arame toca a poça de fusão, instantaneamente forma-se um micro curto-circuito e a gota do metal, ainda líquida, se desprende com muita precisão, tudo é controlado atrav& eacute;s de linha sinérgica e dos microprocessadores da Fronius TPSi”, esclarece.

O projeto foi concluído no final do ano passado e o resultado, de acordo com Rafael Severino, gerente de operações da Painco, foi excelente. “Com a aquisição do pacote de soldagem da Fronius, as velocidades de soldagem puderam ser aumentadas consideravelmente, com muito menos desperdício. Com isso, economizamos cerca de 120 horas de trabalho por mês e acrescemos em 65% a nossa produtividade“, avalia. “Ao mesmo tempo, o investimento nos novos equipamentos foi bem mais barato do que seria a aquisição de mais células robotizadas“, celebra.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Share.

About Author

Leave A Reply