Ternium adota robôs para aumentar segurança na usina

0

A Ternium Brasil investe continuamente em inovação para garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Agora a tecnologia passa a ter também um papel fundamental para aumentar a segurança na operação da planta do Rio de Janeiro. Com um investimento de US$6 milhões, a empresa adquiriu dois robôs que estão substituindo os empregados em atividades de risco, que foram realocados em setores de supervisão. O exemplo da Ternium Brasil será disseminado para outras usinas na Argentina e no México.

O projeto iniciado ano passado permitiu à área da Aciaria contar com o apoio de dois robôs manipuladores, responsáveis por tarefas como a medição de temperatura do aço líquido no distribuidor do lingotamento da panela. Antes, a atividade era de responsabilidade do operador que, embora devidamente equipado, tinha proximidade com o aço líquido, cuja temperatura chega a até 1560ºC no distribuidor. É o primeiro equipamento no Brasil a adicionar material no distribuidor.

“Na Ternium, trabalhamos com uma base industrial e tecnológica de alta eficiência, sempre primando pelo cuidado com a segurança e condições de trabalho. Com os robôs estamos usando a tecnologia em benefício da segurança e sem abrir mão das pessoas, que deixaram o serviço mais braçal e passaram a uma função de supervisão”, explica Leonardo Demuner, Gerente-geral da Aciaria.

Os robôs foram implantados em parceria com a área de Engenharia. Ao todo, 12 funcionários foram capacitados para operar o equipamento, programado para realizar até sete funções diferentes. Como parte do processo de implementação do robô, operadores foram à Bélgica para aprender a trabalhar com o equipamento.

“Foi uma experiência muito boa viajar para outro país e participar de um projeto tão importante para a Ternium”, destacou Leonardo da Costa, morador de Santa Cruz/RJ. Ele é direto ao responder sobre os impactos do robô na área. “A segurança foi o que o equipamento nos trouxe de melhor. Antes, tínhamos proximidade com o aço líquido. Hoje, fazemos nossa função a uma distância muito mais segura”, explica o operador.

Acesse: br.ternium.com

Share.

About Author

Leave A Reply