title="" />
Revista do Aço

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimento

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimento
A roda não para e assim também deve ser a economia. A despeito do que acontece no atual cenário econômico, cerca de 500 expositores participaram da 8ª edição da Tubotech e da 2a edição da Wire South America que aconteceram no mês de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Voltadas para a cadeia industrial dos segmentos de tubos, válvulas, bombas, conexões, fio e cabos, as empresas expositoras apresentaram inúmeras soluções tecnológicas e oportunidades de negócios.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoUm dos destaques do evento desse ano foi que a Tubotech contou pela primeira vez com uma rodada de negócios e a Wire South America – International Wire and Cable Fair contou com pavilhão italiano e outras participações coletivas como o pavilhão alemão, com 22 empresas, e o dos Estados Unidos.

No geral, o clima pelos corredores da feira era de expectativa, mas também de preocupação. “As conversas que tive aqui foram interessantes, podem gerar negócios. Apostamos nos organizadores. É a melhor feira do setor”, afirmou Alexander Fischer, gerente de vendas para América do Sul da Butting.

Com a participação de representativos players nacionais e internacionais as feiras apresentaram expositores de 24 países e três continentes (16 da Europa, cinco da Ásia e três da América do Sul/América do Norte). Quanto ao perfil, em 2015, os segmentos mais representativos na Tubotech foram tubos (51%), máquinas e ferramentas (14%), e serviços e projetos (13%). Na Wire South America, com maior presença, 45% dos expositores eram fabricantes de fios/arames e máquinas de acabamento e 34% de materiais, fios/arames especiais e cabos.

Cada expositor tem um objetivo no evento. Ele é apenas um canal onde as coisas podem acontecer. “É a primeira vez que a Oxiprana expõe na Wire South America. Encontramos vários clientes que vieram nos visitar. Agora é esperar a oportunidade de desenvolver nosso produto fora do país”, afirmou Renata Galvão, diretora comercial da Oxiprana.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimento“Esta foi a segunda vez que participamos da WIRE e, em comparação com a última edição, percebemos um aumento na qualidade de reuniões e discussões. Ficamos surpresos com o interesse dos clientes, o que resultou na venda das máquinas que estavam em exposição, fato notável dada a atual situação do mercado”, comemorou

Durante a cerimônia de abertura, o diretor executivo da Tarcom Promoções, Luciano Targiani, destacou que as feiras abrangem a cadeia produtiva de importantes setores da economia. “Vimos o setor se unindo para se fortalecer em um cenário de instabilidade, na contramão do pessimismo que impera no setor empresarial como um todo. É necessário agir e ousar para sair da inércia e as empresas que aqui estavam trabalharam confiantes no sentido de gerar oportunidades”, destacou. Para ele os eventos ajudam a estimular os negócios e traçar um horizonte positivo.

“Acreditamos que mesmo o mercado complicado, é importante estarmos presentes na Tubotech, pois há alguns clientes estratégicos que visitam a feira para conhecer o perfil do expositor. É a oportunidade de fazer contatos, rever amigos e aproveitar o que a feira oferece como rodada de negócios e até os próprios concorrentes. O público foi menor, mas de nível bom”, afirmou Jefferson Santos, diretor comercial da Tubexpress.

Do seu lado, Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano, ressaltou que o atual cenário econômico trouxe novos desafios ao evento. “O desempenho da indústria está atrelado ao crescimento do País e também à sua própria capacidade de investir e inovar. Dentro deste contexto, as feiras têm um papel importante como plataforma geradora de negócios e conhecimento.”

José Adolfo Siqueira, diretor executivo da Abitam, acrescentou que é preciso retomar os investimentos em tecnologia para que a indústria brasileira, que hoje representa 9% do PIB, volte ao patamar de 23% que já teve no passado. “Não existe país desenvolvido no mundo que não tenha uma indústria forte.”

Já Erhard Wienkamp, diretor da Messe Düsseldorf, elogiou o potencial do Brasil para o desenvolvimento da atividade industrial, acrescentando que a realização da segunda edição da feira sul-americana do maior evento mundial especializado em fios e cabos, é um sinal de confiança no mercado brasileiro.

Reforçando o interesse no Brasil, o diretor do ITA – Italian Trade Agency, Federico Balmas, ao lado da vice-cônsul da Itália em São Paulo, Francesca Maria Orsini e do presidente da ITALCAM, Edoardo Pollastri, comentou que, para esta edição, a agência trouxe 12 empresas italianas.

EVENTOS SIMULTÂNEOS são DESTAQUE

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoPara a edição 2015, a Tubotech apresentou várias ações, visando potencializar ainda mais a participação de expositores e visitantes como a realização do I Congresso Brasileiro do Setor de Tubos. O Congresso reuniu especialistas das áreas do governo e do setor privado que apresentaram em seus três dias de realização um panorama atual da economia brasileira e os desafios para superar a fase de transição para um novo crescimento. Foram ministradas 13 palestras, divididas em três blocos: regulatório, comercial e mercado e técnico.

Já a 4ª edição do Techshow, realizado nos dias 7 e 8 de outubro, teve como objetivo promover a troca de experiências e atualização profissional. Apresentou uma série de palestras técnicas, proporcionando um ambiente de conhecimento técnico e possibilitou aos expositores apresentarem seus produtos, serviços e suas aplicações.

Além da exposição de serviços e produtos, lançamentos, novas tecnologias e programação de palestras, a Tubotech investiu na criação de novas ferramentas como o Matchmaking e a Rodada de Negócios. Com base no perfil dos expositores e sinergias identificadas, as reuniões foram previamente agendadas com potenciais compradores, com grande potencial de geração de inúmeros negócios para os próximos meses. Realizados com sucesso, os encontros de negócio aconteceram ao longo dos três dias, em paralelo à feira.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimento

Pavilhão Italiano

Sob a organização do ITA – Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas), o Pavilhão Italiano foi destaque na 2ª edição da Wire South America e contou com a participação das empresas Aeroel, Gimax, Guidetti, Nova, PS Costruzioni, SAMP, SAS, Schnell, Sicme, TKT Group (composta pelas marcas Koner e Tecnovo), Trafco e Travar TEC que apresentaram as últimas novidades do “Made in Italy” para o segmento de cabos e fios. Em um espaço de 268 m2, os visitantes conferiram uma gama completa de máquinas, plantas e sistemas para a produção de cabos e fios (ferrosos e não ferrosos); tecnologias de ponta para recuperar metais a partir da granulação dos cabos; recuperação do cobre e outros metais não ferrosos como alumínio, zinco, chumbo e níquel; linhas combinadas de trefilação e de descascamento; máquinas automáticas e software para o processamento de ferro para o concreto armado e para a produção de telas eletro-soldadas; maquinário com alimentação a gás para maior economia de energia; fieiras para a trefilação; além de lubrificantes e auxiliares químicos para a trefilação e usinagem de fios metálicos e sensores precisos para a medição do diâmetro.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoArmco Staco
Tubos galvanizados

O principal produto da empresa é a galvanização a fogo, mas também corte, rosca e gravação de tubos. Para rosqueamento de até 4” (quatro polegadas) e para gravação até 6” (seis polegadas). Atende fabricantes e distribuidores de tubos de aço, empresas de construção e engenharia. A gravação é feita de acordo com a descrição do cliente, possibilitando colocar o logotipo da respectiva empresa. Para o rosqueamento, realizam rosca BSP e rosca NPT aferidas com calibradores.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoBlm Group Do Brasil
E-Flex

A BML GROUP apresentou a E-FLEX, máquina automática de curvar arames com 1 cabeçote, completamente elétrica, com controle numérico. Equipada de dois cabeçotes de curva com rotação horária/anti-horária ideal para curvas em 3D, permitindo utilizar ao mesmo tempo mais tecnologias de curva. A alimentação pode ser por bobina, possibilitando um funcionamento completamente automático. A programação gráfica visual em 3D (software VGP3D) e o suporte visual contínuo da área de trabalho resultam em uma utilização fácil, confortável e segura.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoBuhlmann / Ikt Brasil
Portfolio de tubos, conexões e flanges

Representado aqui no Brasil pela IKT BRASIL, o Grupo Buhlmann é o maior distribuidor de tubo, conexões e flanges da Europa. Distribui tubos em aço inox e ligas especiais e oferece um leque variado e extenso de tubos e conexões desde aço-carbono não ligado até aços em ligas. A IKT BRASIL é especialista no fornecimento de materiais especiais ou não usuais em cobre níquel, aços, inox e ligas especiais, como tubos, conexões, chapas, barras, forjados de aço e equipamentos para indústria química, petroquímica, nuclear, papel e celulose. A IKT ENGENHARIA é o mais novo segmento de negócio do Grupo IKT, com o objetivo de fabricar e projetar produtos conforme a necessidade de cada cliente. Na Tubotech, a empresa apresentou produtos novos ainda em desenvolvimento.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoButting
Fortalecimento da marca

A Butting veio para o Brasil em 2009. Participou da Tubotech em 2011 e 2013 e agora em 2015. Nos anos de 2011 e 2013, o foco foi o de representar os produtos feitos na matriz, que é muito conhecida globalmente como fabricante de tubos estruturais. A empresa tem na Europa e na China unidades de serviços. A grande novidade para esta edição foi fazer a divulgação que a Butting está no Brasil, não só na questão comercial como também no aspecto prestação de serviços, com seus respectivos processos produtivos e padrões de qualidade.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoPferd Vsm Do Brasil
Lixas – Divisão VSM

Para esta edição, a PFERD trouxe acabamentos parte de lixas, Divisão VSM. Agora com novos tipos de grãos abrasivos muito utilizados no acabamento de tubos em geral, com uma durabilidade maior. São grãos compactos, grãos cerâmicos dentro dessa linha de produto.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoProtubo / Solina Global
Soluções integradas

Em fevereiro de 2015 a Protubo foi adquirida pela Solina Global Corporation. A empresa está em um novo momento. Neste novo contexto a ideia é concentrar vários serviços e fornecer soluções de engenharia dentro de uma única planta. Ou seja, a ideia do Grupo é fornecer soluções integradas e inovadoras em pacotes completos para projetos de tubulação, clad, revestimento e fabricação, assim como componentes especiais para sistemas offshore.

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoSkaltek
E40

Apresentada na Tubotech, a Skaltek E40 é mais que uma simples linha de repasse, é uma linha de embalagens para bobinas. Tecnologia exclusiva da Skaltek, a E40 presenta o diâmetro de curvatura de cabo 8-40 mm e cortes de cobre de até 240 mm2 ou de alumínio 360 mm2.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoStarret
Profile360TM

Lançamento apresentado na feira pela Starret, o Profile360TM é aplicado na medição de tubos e perfis. A vantagem é que mede toda a circularidade do tubo, normalmente os que têm no mercado é o sistema tipo sombra, que mede apenas a aresta específica. O sistema usa sensores a laser e realiza até 14 medições por segundo, coletando mais de 5.000 pontos por medição. O software do Profile360TM permite a coleta de dados em tempo real, é fácil de trabalhar e instalar e tem assistência técnica permanente.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoTubexpress
Variedade de produtos

A Tuboexpress trouxe para o Brasil, por meio de sua matriz na Holanda, uma variedade de produtos para ser operado no mercado que a empresa atua como materiais de ligas especiais, conexões, flanges, válvulas, tudo isso através das empresas-irmãs ao redor da Europa, Estados Unidos, China, onde a empresa mantém bases estratégicas para atender o cliente da melhor maneira com agilidade, preço e qualidade. Isto é o que a Tuboexpress apresentou como uma solução source aos seus clientes na feira. A empresa trouxe acessórios que são utilizados em tubulações, mas voltados para uma linha de projeto materiais especiais, como também os commodities e a supermola.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoTupy
Fita Veda Rosca Tupy

Pré-lançamento na Tubotech, a Fita Veda Rosca Tupy é a primeira a ser desenvolvida especialmente para instalações com sistemas metálicos – ferro maleável e similares – possuindo densidade diferenciada em relação aos produtos atuais. A fita veda rosca Tupy vai permitir a vedação de juntas roscáveis metálicas em ferro fundido maleável em instalações de água fria, quente, vapor, dentre outras, aumentando a estanqueidade entre as ligações. Com isso, reduz o risco de vazamentos e eleva a confiabilidade das redes de tubulações metálicas.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoVoestalpine Meincol
Processo Direct Forming

Dentre as novidades apresentadas: Tubos para formas de construção civil, mediante processo Direct Forming; Tubos para cabines agrícolas, empilhadeiras e construção, mediante processo Direct Forming e processos agregados; Tubos para segmento automotivo, leve e pesado, com processos agregados e; Perfis em geometrias especiais para diversos segmentos, tais como armazenagem e monoblocos.

LANÇAMENTOS WIRE SOUTH AMERICA
Cancun Consult

A empresa apesentou na Wire produtos consolidados como equipamentos de medição, equipamentos de extrusão e produtos automotivos, atendendo especificamente o mercado de fabricação de fios e cabos.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoMaillefer
Troca ferramental

Com foco em produção de máquinas para fios e cabos elétricos, a empresa lançou na Wire South America a Troca Ferramental. Hoje, não é necessário fazer a troca ferramental, pode trabalhar com a linha e fazer a troca de material com a linha rodando, uma novidade no mercado. A tecnologia atende a todos os tipos de cabos de energia existentes.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoNumalliance
Máquinas

As novidades da Numalliance para a feira foram as máquinas para dobrar tubo e as máquinas de conformação de extremidade do tubo. A empresa além de fornecer a soluções para máquinas padrões, também fornece a integração dessas máquinas com sistemas totalmente automatizados. Fornece a máquina, os acessórios e operadores. A Numalliance atende 90% do mercado automotivo na fabricação de peças de arames de carro e 10% de outros setores como linha branca, serpentina, acessórios de cozinha, supermercado.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoOxiprana
Produto inovador

Expondo pela primeira vez na Wire, o foco da empresa pernambucana, que atende fabricantes de arames galvanizados, foi apresentar um produto inovador que consegue eliminar dois resíduos pesados no processo de arame galvanizado. No Brasil várias empresas já utilizam o produto, com custo-benefício bastante interessante, mas o objetivo de trazer a inovação na Wire foi pela presença de expositores de fora do país e levar o produto para o mercado internacional.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoReichenbach Equipamentos
Trefiladora de vergalhão

Dentre as novidades apresentadas pela empresa, destaque para a trefiladora de vergalhão. Com design moderno, compacta e robusta, une velocidade e desempenho, com a grande vantagem de economizar de 20% a 25% de energia elétrica referente a outros equipamentos similares. A Reichenbach trouxe também um desbobinador compacto; máquina de pressurização convencional e turbinador semiautomático.

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoSamp
Tecnologias de extrusão

A SAMP, empresa do Grupo Industrial Maccaferri e líder no desenvolvimento de fios e tecnologia de extrusão, esteve presente com seus mais recentes lançamentos:

Double-Twist Bunching Machine BM 630 com alto desempenho, compacta, baixo consumo e equipada com controle PLC; e a ultramoderna Extruder SAMP 120-25 com capacidade de limpeza automática, sistema de dosagem Accurate e temperatura de alto desempenho, resultando em menor tempo de aceleração.

 

 

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoA WR Glass na Tubotech

A WR Glass vem produzindo, há 10 anos, tubos, conexões, corrimão, guarda-corpo e acessórios em aço inox, com um padrão elevado de qualidade e devidamente certificado pelo ISO 9001.

Nela expusemos nossa extensa linha de produtos e distribuímos material de consulta a todos os interessados.

Participar dessa feira foi mais um passo da WR Glass para estreitar relações com os produtores e consumidores do setor, porque nosso maior objetivo é estar perto para poder entender melhor as necessidades desse mercado e, com isso, continuar inovando e desenvolvendo produtos que vão de encontro com as necessidades atuais de cada cliente.

Nesses 3 dias de exposições mais uma vez percebemos que somos uma alternativa viável, atestando a qualidade de nossos produtos, nossa responsabilidade para com os consumidores e também a confiabilidade da marca WR Glass no mercado, tudo isso em virtude da quantidade de consultas e contatos gerados.

Willmerson Ramos – Diretor WR Glass.

 

Tubotech e Wire reúnem tecnologia e conhecimentoTabano
Curvas em tubos

Mais uma vez participou da Tubotech. Desta vez num estande de grandes proporções, apresentando através de peças curvadas das mais diversas e diversificadas formas, todo o potencial de prestação de serviços.

Segundo Michelangelo Tabano, diretor da empresa, nossa estratégia em participar deste evento, é o potencial de negócios e de novos contatos. Pois num único evento temos praticamente todos os expositores como parceiros comerciais e por ser direcionado basicamente todos os visitantes têm grande potencial de negócios.

“Estamos investindo em novos equipamentos e maquinários de grande potencial tecnológico para atender as peças mais complexas e também melhorar ainda mais nosso potencial em produção. Assim poderemos atender com mais agilidade e diminuir os prazos dos serviços aos nossos clientes e parceiros. Com certeza é um evento que não pode ficar fora de nossas estratégias comerciais”, confirma.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um comentário