Usina de Cubatão Investe em Novo Equipamento

0

A Usina de Cubatão, da Usiminas, passou a contar com uma moderna máquina embaladora de bobinas de aço, que dobrou a capacidade de empacotamento de peças por hora. A inovação foi desenvolvida em conjunto com os engenheiros e técnicos da unidade especificamente para atender às necessidades locais, o que garante a singularidade do equipamento.

A máquina foi concebida em conjunto com a empresa VCI Brasil. A agilidade e a qualidade são dois pontos de destaque do novo equipamento, que consegue embalar 12 bobinas por hora, fazendo bandagens e aplicando as cantoneiras, garantindo que a desembalagem das bobinas seja feita de forma segura e mais ágil pelo cliente. Para efeito de comparação, até então, a capacidade era de seis bobinas por hora.

O novo equipamento possui dispositivos de segurança criados especificamente para atender as normas aplicadas na Usina de Cubatão como, por exemplo, os travamentos feitos com lasers que impedem que ela seja acionada enquanto há pessoas ao redor. Vale destacar, ainda, que a nova máquina ainda gera menos resíduos durante a operação, com ganhos relevantes do ponto de vista ambiental.

“É, de fato, uma inovação, dentro do nosso universo, uma nova forma de embalar. O projeto foi desafiador, mas depois de muitos estudos, chegamos a essa concepção, junto com a fabricante, que entendeu as necessidades e criou um modelo específico para nós. Priorizamos a segurança dos nossos operadores e nossos clientes, que são pilares fundamentais das nossas operações”, detalhou Camila Ribeiro dos Santos, gerente da Laminação a Frio, onde a máquina está instalada.

Mineração Usiminas moderniza frota com novos caminhões fora de estrada

A Mineração Usiminas (Musa) recebeu seis novos caminhões fora de estrada Caterpillar 777G, com capacidade para 100 toneladas. Os equipamentos foram entregues por gestores da montadora e da Sotreq, representante regional da marca. A chegada dos veículos é um marco para a Musa e vai garantir ainda mais segurança, modernização dos processos e aumento da produtividade.

O diretor executivo da Musa, Carlos Rezzonico, destacou a importância do investimento. “Esse é um passo muito importante, que reforça o compromisso com o futuro da mineração e, principalmente com a execução de processos cada vez mais seguros. Temos projetos importantes e precisaremos, com certeza, de contar com uma frota de veículos modernos. Vamos em frente, com segurança”, frisou o executivo.

Operadores, mecânicos, técnicos, supervisores e instrutores da Musa, totalizando 100 colaboradores, fizeram curso teórico, na unidade da Sotreq, em Contagem (MG), e um grupo de 75 empregados realiza capacitação prática para a operação dos veículos nas áreas de lavra, com o acompanhamento técnico da representante regional do fabricante.

Investimentos

A Mineração Usiminas (Musa) tem investido na aquisição de veículos e equipamentos para melhorias dos processos, com foco principalmente na segurança. Em 2018, a companhia já havia incorporado carregadeiras e escavadeiras à sua frota e, agora, além dos fora de estrada, recebeu seis novos caminhões rodoviários. A Musa também pretende colocar em operação, ainda em 2019, dois caminhões articulados nas atividades de infraestrutura de mina.

Acesse: www.usiminas.com

Share.

About Author

Leave A Reply