title="" />
Revista do Aço

Voestalpine Meincol completa 70 anos

Aço 2015/12/19 Economia Nenhum Comentário
Voestalpine Meincol completa 70 anos

Empresa aposta em tecnologia e desenvolvimento para atender clientes

Voestalpine Meincol completa 70 anos

A Voestalpine Meincol está comemorando 70 anos de fundação. É uma empresa com história e tradição. Tudo começou em junho de 1945. Anelise Borges, Marketing da empresa lembra que foi neste período que a empresa mudou e adaptou seu posicionamento de mercado. “O grande passo foi em 2008, quando o grupo austríaco voestalpine adquiriu 100% da então Meincol Distribuidora de Aço”, conta.

A partir daí, a empresa deixou de ser um distribuidor de aço fabricante de tubos para um fabricante especialista em tubos e perfis de aço com processos agregados. O mix de produtos oferecidos pela empresa para diversas aplicações passou por uma reorganização e a voestalpine Meincol passou a desenvolver produtos especiais e em geometrias também diferenciadas. “Dessa forma, a empresa teve condições de atender a clientes mais exigentes de diversos segmentos e, em 2013, inaugurou sua segunda fábrica de tubos especiais e processos agregados”, lembra Anelise.

A nova unidade é regida pela tecnologia Direct Forming – processo de desenvolvimento único no continente, que permite a conformação de aços de alta resistência nas mais variadas geometrias, através de 54 estágios de conformação em fluxo contínuo.

A voestalpine Meincol oferece tubos, perfis e telhas em aço, além de desenvolver tubos e perfis em geometrias especiais e com processos agregados como corte, dobra, laser e outros conforme necessidade do cliente. A empesa atende, em especial, setores como o automotivo, agrícola, construção civil, dentre outros.

Por ser uma empresa voltada para a inovação, a voestalpine Meincol investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “É fundamental para estarmos sempre na vanguarda na conformação de tubos e perfis de alta qualidade. É isso que nos diferencia no mercado, oferecendo a mais moderna tecnologia para atender às diferentes demandas de cada cliente”, relata.

A empresa atende diversos setores como automotivo pesado (caminhões), leve (carros), implementos rodoviários, cabines de segurança (máquinas agrícolas/Construção e Empilhadeiras), implementos agrícolas, construção civil (monoblocos, sistemas de armazenagem e movimentação, formas para construção, andaimes e escoras), viticulture, moveleiro, fitness e painéis solares. Anelise diz que os produtos feitos pela empresa seguem um padrão internacional. “Muitos de nossos clientes são globais e fornecemos localmente o que empresas de nosso grupo fornecem em outros países”, pontua.

Hoje o grupo é composto por 500 empresas presentes em mais de 50 países em todos os cinco continentes, com mais de 48.000 funcionários. O grupo tem sede na Áustria, utiliza moderna tecnologia para produção de bens industriais baseados no aço e é líder mundial em produção, processamento e desenvolvimento de produtos de aço de altíssima qualidade, em especial para setores de alta intensidade tecnológica como o automotivo, ferroviário, aéreo e energético.

A empresa faz da qualidade a sua prioridade, uma vez que tem consciência que em um mercado altamente competitivo só as empresas de excelência se destacam. Por isso, está sempre investindo na melhoria dos seus processos de produção, o que tem proporcionado o reconhecimento não apenas dos clientes e do mercado, mas também pelo reconhecimento com a conquista das certificações: ISO 9001, ISO TS 16949, ISO 14001, NBR 5580, NBR 5590. Atualmente, mesmo com o cenário econômico desfavorável do país, Anelise diz que a companhia continua a trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e novos clientes, em linha com a estratégia do negócio. “Temos diversos projetos que estão entrando em produção, o que ajudará a compensar parte da retração do mercado que o setor está enfrentando. Continuamos investindo em tecnologia e pessoal para estarmos sempre um passo a frente no mercado”, garante.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um comentário